"Sem teoria revolucionária não há prática revolucionária"
Chegou a revista teórica AMÉRICA SOCIALISTA Nº IV. Adquira já na Livraria Marxista www.livrariamarxista.com.br ou com os militantes da Esquerda Marxista

14 de abril de 2010

Cineflaskô

A Flaskô é uma fábrica de plásticos de Sumaré-SP, ocupada e controlada pelos trabalhadores. Por conta da comemoração de 7 anos da luta operária da Flaskô foi organizada uma mostra de grandes filmes da história da classe trabalhadora: o CineFlaskô. Por isso, convidamos à todos para assistir os filmes na Flaskô. A entrada é gratuita!

CineFlaskô

Sempre às terças-feiras às 18h30

Local:
Sala de Assembléia da Fábrica Ocupada Flaskô - Rua 26, n° 300 – Pq. Bandeirantes, Sumaré/SP. Saída km 107 (Telha Norte) da Anhanguera.

Programação


Dia 20/04 - Linha de Montagem




O filme “Linha de Montagem” é um documentário de longa-metragem sobre o processo de mobilização e organização dos operários no ABC paulista, que resultou nas greves de 1979 e 1980, e na fundação do Partido dos Trabalhadores e da CUT, marcando o surgimento da liderança política nacional de Luis Inácio Lula da Silva. Com trilha sonora de Chico Buarque e Novelli e narração de Othon Bastos, “Linha de Montagem” foi selecionado para o Fórum da Juventude do Festival de Berlim, em 1984. Em 2007 o filme foi submetido a um longo processo de restauração digital e remasterização em Dolby Digital, resultando em copias 35mm de excelente qualidade.
Dia 27/04 - Braços Cruzados Máquinas Paradas




"Braços Cruzados Máquinas Paradas", Brasil, 1979, de Roberto Gervitz e Sérgio Segall, faz uma análise da estrutura sindical a partir da greve dos metalúrgicos paulistas de 1978 e da luta pela direção do sindicato que, desde a época de Getúlio, era controlado por um grupo ligado ao governo.



Dia 04/05 - O Homem que virou suco



Deraldo (José Dumont), poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão.



Dia 11/05 - Panteras Negras




Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta "ameaça", mesmo que tenham de desrespeitar a lei. Excelente filme para debater racismo e luta de classes.


Dia 18/05 - A classe operária vai ao paraíso



Lulu é um operário metalúrgico, que perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto. Descobre assim a vida sindical. Ele divide-se entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores. Ganhou o prêmio David di Donatello 1972 de melhor filme, além da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1972.



Dia 25/05 - Sacco e Vanzetti



O cineasta Giuliano Montaldo (Giordano Bruno) reconstitui a história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, acusados de assassinato e levados a julgamento em 1921, nos Estados Unidos. Por serem anarquistas, são condenados à morte num dos mais famosos erros judiciais do século XX. Nos anos seguintes, a luta pela anulação da sentença leva milhares de pessoas às ruas em todo o mundo. Proibido no Brasil durante a ditadura militar, Sacco & Vanzetti é um filme inesquecível sobre uma página obrigatória da história contemporânea.



Dia 01/06 - No Volverán



Por trás das ousadas políticas do presidente venezuelano Hugo Chávez existe um movimento revolucionário de massas que diz NÃO ao capitalismo e que está tentando mudar o rumo da história latino-americana. “No Volverán” é uma viagem ao coração da revolução, ao interior dos bairros e fábricas, para descobrir o que impulsiona milhões de venezuelanos a ficarem de pé para transformar a sociedade. Encontra pessoas que lutam para conquistar o poder para suas comunidades e para tomar o controle de seus locais de trabalho contra a sabotagem e a corrupção, que mostra o caminho a seguir em uma campanha sem precedentes pela nacionalização da fábrica sob controle operário. Neste documento você encontrará muitos dos personagens mais importantes da revolução e conhecerá como tentam construir o socialismo do século XXI, um projeto que está mudando a vida de milhões de pessoas.



Dia 08/06 - Intervenção




Um filme de Flávio Damiani e Armando Brosi. O filme conta a história do crime cometido pelo Governo Federal contra os trabalhadores das Fábricas Ocupadas Cipla, Interfibra e Flaskô, um golpe orquestrado por Luis Marinho e Lula, onde mais 150 policiais federais armados até os dentes com metralhadora, bombas de gás, spray de pimenta e tudo mais. O filme relata bem a história do Movimento das Fábricas Ocupadas, contextualizando a luta política dos trabalhadores, suas resistências e os motivos que levaram ao ataque contra a gestão operária.



Maiores informações: 3864-2624 - mobilizacaoflasko@yahoo.com.br


E convidamos, desde já, para que venham ao Encontro de 7 anos da Flaskô, dias 11, 12 e 13 de junho, na Flaskô!


Ajude com a campanha de declaração de interesse social da área da Flaskô.
(Assine o abaixo-assinado!)

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 - 2013 Universidade Vermelha | Esquerda Marxista | by TNB